• Mia fez esta doll
    Adotável
    Base por Beeyu

  • Spectra fez esta doll
    Adotável
    Base por Jubs

  • Mia fez esta doll
    Não adotável
    Base por Mia

  • Mia fez esta doll
    Adotável
    Base por Mia

Quer ajudar o site a continuar no ar? Contribua com uma doação - qualquer valor ajuda e nós agradecemos muito!

Moda Histórica: Fashion Plates

Oi!

Em primeiro lugar, apresentando-me. O meu nome é Moriel, tenho 24 anos e estudo estatística. Mas, aqui, não vou falar de números, e sim escreverei sobre a história da moda e curiosidades variadas relacionadas a este tema todas as terças-feiras.

Mas, afinal das contas, qual a utilidade disso e o que isso tem a ver com dolls? Tudo a ver, afinal materiais sobre moda do passado podem servir de excelente referência e também de fonte de idéias para dolls, fantasias, cosplays e por aí vai. Fora a curiosidade, afinal, você nunca parou para pensar de como e quando foi inventada essa roupa que você usa?

E, para começar, vou introduzir uma das principais referências no que diz respeito aos séculos 19 e 20: Fashion Plates, ou gravuras de moda. São gravuras publicadas em revistas de moda da época e, muitas vezes, coloridas a mão. Afinal, num tempo em que a fotografia ainda não existia ou era muito primitiva, o pessoal não tinha nenhum outro recurso além da gravura para levar as últimas novidades para as interessadas. Algumas das Fashion Plates são verdadeiras obras de arte, com detalhes riquíssimos, e cores de deixar muita gente se mordendo de inveja.

New York Yacht Club Costumes
1887, Godey’s Fashions

Não deixe de clicar na imagem para vê-la no tamanho grande. Esta é uma gravura da revista americana Godey’s Fashions, de 1887, mostrando dois vestidos no estilo marinheiro, para seguir as tendências da moda atual.

É uma excelente referência para dolls, quase tão boa quanto uma foto, por exemplo: a gravura retrata bem o caimento e as dobras do tecido, e dá uma boa idéia do sombreamento.

Se você quiser buscar mais gravuras por conta própria, há vários sites que disponibilizam grandes coleções de Fashion Plates. Um dos melhores é Los Angeles Public Library, com quase 7000 imagens.

Para sugerir outros temas para a tag Moda Histórica, vai lá na comunidade do Dolls no Orkut!

4 comentários

  1. VFTA / novembro 27, 2010

    Gostei do post, só acho que você poderia adicionar mais imagens, mas mesmo assim adorei o post, não sabia da existencia de fashion plats, vou pesquisar, agora que estou fazendo uma doll em estilo medieval(só não sei se fica pronta por que ta bem complicada de fazer)

  2. Deniisu / novembro 17, 2010

    Moriel <3 Nem imaginava você postando aqui, ainda mais com um tema menos mainstream que é a história da Moda.

    Um link que eu achei recentemente e gostei muito é o acervo da new York Public Library, que tem mais abrangência nas décadas: http://digitalgallery.nypl.org/nypldigital/index.cfm

    Espero que lhe seja útil!

  3. Sath / novembro 17, 2010

    Moriel, sei que vou adorar a sua coluna.
    Antes de abrirem as vagas já era uma vontade minha ver você postando por aqui, afinal, você é uma das poucas personalidades dollers realmente únicas.
    Parabéns e sucesso pra coluna!

  4. Mia / novembro 16, 2010

    Ah, moda histórica ~<3
    Vou adorar seus posts, Moriel 8D

Pular para a barra de ferramentas