• Mia fez esta doll
    Adotável
    Base por Beeyu

  • Spectra fez esta doll
    Adotável
    Base por Jubs

  • Mia fez esta doll
    Não adotável
    Base por Mia

  • Mia fez esta doll
    Adotável
    Base por Mia

Quer ajudar o site a continuar no ar? Contribua com uma doação - qualquer valor ajuda e nós agradecemos muito!

Bonequinhas tradicionais: as Matrioskas


Matrioskas em madeira

Escolhi as Matrioskas para começar a falar sobre as bonecas tradicionais porque além de serem um charme, estão sempre na moda. Pode o tempo passar que as bonequinhas russas continuam inspirando e marcando presença.  De peças decorativas até estampas de tecido, as fofurinhas estão por toda a parte.

A Matrioska é composta por uma série de bonecas, encaixadas uma dentro da outra, até chegar na única que não é oca. Tradicionalmente eram feitas em madeira mas hoje em dia podem ser encotradas confeccionadas em diversos materiais e técnicas.

Encontramos várias histórias sobre o surgimento das Matrioskas. Uma delas é que sua origem seria na verdade, japonesa. Uma importante família russa teria recebido de presente, vindo do Japão, um protótipo do brinquedo que representava um sábio budista. Esse protótipo foi utilizado como modelo para o artesão Vassily Zvyôzdotchkin e o pintor Serguei Malútin criarem o primeiro modelo da boneca que se tornou um dos maiores ícones da Rússia.

Uma outra história (mais imaginativa) é a de um artesão que esculpiu uma boneca de madeira tão bonita que ficou com dó de vender. Colocou nela o nome de Matrioshka e a deixou ao lado de sua cama. Numa noite a boneca lhe pediu um bebê. Ele então esculpiu outra bonequinha, serrou a maior e colocou a menor dentro dela. Deu a essa nova boneca o nome de Trioshka. Uma outra noite Trioshka pediu também um bebê. O artesão fez a mesma coisa e deu à nova bonequinha o nome de Oshka. Mais uma vez a história se repetiu e ele esculpiu um outro bebê, que batizou de Ka, no qual pintou um bigode para que esse não lhe pedisse mais bebês.

É interessante ver como essa boneca atravessou as fronteiras e o tempo, garantindo seu espaço e conquistando admiradores por onde passa. E você, tem alguma matrioska em casa?

Latas que se encaixam com decorção de Matrioskas

Fotos: Reprodução

6 comentários

  1. Maria Eugenia / abril 6, 2011

    Gostaria de saber onde encontro matrioskas em madeira como estas para comprar.

  2. Natália / abril 6, 2011

    Tenho umas iguais as da primeira foto só que as últimas são coloridas.

  3. Naty / outubro 2, 2010

    Eu acho linda essas bonequinhas!!!

  4. Beeiah / setembro 23, 2010

    Amei a hitória! HAHAHHA o artesão foi esperto e pintou um bigode!
    Acho mto lindas essas bonequinhas

  5. ana julia / setembro 23, 2010

    eu amei!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com um *.


*