-
Mia fez esta doll
Adotável
Base por Beeyu -
Spectra fez esta doll
Adotável
Base por Jubs -
Mia fez esta doll
Não adotável
Base por Mia -
Mia fez esta doll
Adotável
Base por Mia
Quer ajudar o site a continuar no ar? Contribua com uma doação - qualquer valor ajuda e nós agradecemos muito!
Meu jeito de dollear
Arquivado em Geral
E aí, povo, tudo jóia?! :)
Hoje o post vai para os curiosos de plantão: vou mostrar pra vocês como eu faço as minhas dolls e, aproveitando a oportunidade, vou deixá-los dar uma espiadinha nos pixel arts que estão na minha desktop (alguns em andamento, outros nem tanto! ^^).
Esse passo a passo é de uma doll que eu postei aqui recentemente, a Miss Piggy e o Caco dos Muppets:
Antes de mais nada eu escolho a base (no caso, da Aline e da Shii): esse é um passo bem importante, porque a pose revela muito sobre o personagem – o Super Homem, por exemplo, sempre aparece em uma pose altiva, poderosa; o Homer Simpson sempre vai estar do jeito mais sossegado possível… Tem personagens tímidos, agressivos, românticos… :)
Depois eu faço o lineart – ou seja, o desenho das roupas (nesse caso, eu também redesenhei os rostos). Feito isso, eu pinto de uma cor qualquer (parecida com a que vai ficar) as áreas do desenho.
Aqui, eu já comecei a definir as áreas do sombreamento. A princípio, eu faço isso com uma cor qualquer e depois eu defino as cores que realmente quero usar e suavizo o sombreamento usando cores intermediárias.
Vale observar que eu costumo fazer as coisas por partes e não tudo de uma vez (nesse caso, fiz a Miss Piggy antes de fazer o Caco). Na verdade, eu desenho de um jeito bem aleatório: começo fazer um pedaço, passo pro outro, volto pro primeiro… ^^ Mas eu sou assim mesmo: bagunceira!
Detalhe: se você observar essas imagens no zoom, vai ver que, no meio do caminho, eu modifiquei o rostinho da Piggy! ^^0
Esses são os momentos finais: o Caco foi super rapidinho de fazer! ^^
Reparou que tem umas manchinhas verdes ao lado dele? Isso são as cores que eu fui fazendo para pintar a pele. Como, em geral, eu uso o Paint, é interessante ir deixando as cores num cantinho conforme você as vai fazendo, juntar vários tons de uma vez para não ter que ficar escurecendo e clareando a cada pincelada! ^^
Esse “ninho de mafagafas” ao lado da paleta verde é um pedaço do “cachecol” da Miss Piggy – no caso, ele funciona como uma amostra da paleta de branco que eu usei nela.
Reutilizar cores é um recurso muito interessante porque deixa o desenho mais coeso. Lembra de “coesão e coerência” da aula de redação? É a mesma coisa! Coesão tem a ver com “unir”, ou seja, é deixar o desenho (ou o texto!) com uma cara de todo, de coisa completa e não de um negócio feito de partes separadas…
Mas isso é teoria da arte e fica para outra hora! Pq, afinal, eu também não sou nenhuma grande mestra nisso e ainda estou aprendendo a usar na prática! ^^
Abaixo está o passo a passo da doll do Parcimonioso (o palhaço macabro do livro “A Coisa”):
Essas aqui são pecinhas de dollmaker que estão apenas começadas, só no lineart…
(base da Anna Paula)
Essas são dolls que eu deixei tudo prontinho para sombrear, mas ainda não me animei a terminá-las… ~_~
(as 3 primeiras bases são das gêmeas e a da Laura Caixão eu não sei! ^^0)
Essa está em andamento! O lineart está completo, as cores estão sendo definidas e o garoto já está quase pronto… Afinal, é um presente de Amigo Secreto de Halloween, e tenho prazo para terminar! ^^
(essas bases fofuchas são da Halleaon)
Bom, por hoje é só! ^^
Bjuuuus! :***
8 comentários
Eu tbm adorei o seu jeito de dollear. Será q eu posso pegar emprestado? rsrs
Adorei as dolls! Queria fazr umas assim… rsrs
BJS
Adorei esse post,amo essa maneira tão simples e fica tão bonito que você faz as suas dolls,adorei mesmo,muito legal.
Ah, Laura Caixão…
Que legal :D