• Mia fez esta doll
    Adotável
    Base por Beeyu

  • Spectra fez esta doll
    Adotável
    Base por Jubs

  • Mia fez esta doll
    Não adotável
    Base por Mia

  • Mia fez esta doll
    Adotável
    Base por Mia

Quer ajudar o site a continuar no ar? Contribua com uma doação - qualquer valor ajuda e nós agradecemos muito!

Arte: E se a 1ª guerra não tivesse acontecido?

Olá meninas, feliz 2011!!

Hoje vou falar para vocês o que seria da arte se o arquiduque austríaco Francisco Ferdinando não tivesse sido assassinado em 1914, dando início à 1ª guerra mundial.

No contexto histórico nós sabemos o que seria do século XX: nada de Tratado de Versalhes, consequentemente, nada de 2ª guerra. Nada de guerra fria, nada de muro de Berlim. Nem teríamos o homem pisando na lua em 1969. Talvez os Estados Unidos jamais se tornassem a maior potência econômica do mundo e os ideais nacionalistas nazistas e fascistas jamais teriam existido.
Mas vamos ao que interessa: o que seria da arte?

Em primeiro lugar, vários movimentos artísticos não teriam existido. Como exemplos, podemos citar o dadaísmo, o cubismo, o surrealismo, o construtivismo e vários outros.

O Gigante Acéfalo
O Gigante Acéfalo, obra dadaísta de Max Ernest

Mas, por quê? O dadaísmo, por exemplo, surgiu em 1916. Foi iniciativa de um grupo de artistas descrentes da sociedade, da qual consideravam responsável pela guerra. Os dadaístas usavam a arte para criticar e protestar contra a guerra, sem ela, esse grupo jamais existiria. Do dadaísmo surgiram vários outros movimentos, como o surrealismo, a arte conceitual, o expressionismo abstrato e a Pop Art.

Sem a 1ª guerra, não teria existido a ditadura Nazista na Alemanha, mas talvez seu líder, Adolf Hitler, pudesse ainda assim ficar conhecido na história. Não como um cruel assassino, responsável pela morte de milhões de inocentes, mas como um talentoso artista de bom gosto.

Obra de Adolf Hitler
Tela pintada por Adolf Hitler

Antes de se alistar como soldado durante a 1ª guerra, Hitler sonhava em viver da arte. Por duas vezes fez o teste para a Academia de Belas Artes de Viena, em ambas foi recusado, não por ser o mau artista, mas por lhe faltar criatividade. Mesmo assim, deve-se admitir que o ditador tinha muito bom gosto para a arte.

Até no Brasil a 1ª guerra deixou seus rastros na arte. Sem ela, possivelmente não ocorreria a Semana de Arte Moderna de 1922, o evento mais importante da introdução da Arte Moderna no país. Isso porque sem a guerra, grande parte dos movimentos artísticos que influenciaram os artistas participantes da exposição não existiriam.

Até o Dolls poderia ser diferente sem a 1ª guerra. Sabe aquela doll da Juh, na página inicial, que diz “O Dolls quer você”? Ela é inspirada no Tio Sam, um personagem americano que ficou famoso com o cartaz de recrutamento de soldados para a 1ª guerra.

Tio Sam
Cartaz de recrutamento que popularizou Tio Sam

A 1ª guerra trouxe muitas mudanças para a sociedade, para a política e também para a arte, esses são alguns exemplos. Cabe a cada um formar sua opinião se ela foi boa ou não para a sociedade. Eu fico por aqui e espero que tenham gostado do post.

Para sugerir outros temas para a tag Arte, vai lá na comunidade do Dolls no Orkut!

4 comentários

  1. Mia / Janeiro 5, 2011

    [Comment ID #2635 Will Be Quoted Here]

    A coluna é de arte, por isso não comentei sobre isso, ali eu só coloquei alguns exemplos fora, só para complementar (:

  2. Elis(Likka) / Janeiro 5, 2011

    certo, só esqueceu de comentar que a Alemanha não seria o país mais desenvolvido da Europa atualmente. Quem diria… Perderam duas grandes guerras (que eles começaram) e mesmo assim. lol. Quanto a Hitler, todos sabemos que ele foi um completo babaca, mas foi um babaca inteligente e persistente (persistente até d+ pra ter matado milhões)

  3. Vitor / Janeiro 4, 2011

    Adorei o post, muito interessante, “se não fosse” esse post, seria dificil eu saber que Hittler foi um artista, muito menos que ele tinha talento, é dificil pensar que uma pessoa que consideramos uma pessoa fria e estramamente cruel seja um artista

  4. Naty / Janeiro 3, 2011

    eu adorei!!! qto conhecimento e informaçao em uma so pagina… obg pelas informaçoes , Mia …foi mto bom saber o q teria acontecido se naum houvesse a 1ª guerra mundial…

Pular para a barra de ferramentas